5 dicas para quem está indo morar fora do país COM CRIANÇAS.

 

Olá Galerinha, como primeiro post gostaria de estar compartilhando algumas dicas sobre nossa experiência de mudar para outro país com 3 crianças (9,5 e 4 anos).

1- NAO GASTE GRANA COM AULAS NA LINGUA NO PAIS QUE VOCE ESTA INDO.
A não ser que sua(s) criança(s) já estude em uma escola bilíngue, não se preocupe, eles vão aprender tão rápido, que surpreende. Com certeza que uma pequena noção da lingua ajuda DEMAIS, mas não faca disso uma prioridade, prefira economizar essa grana para poder gastar no NOVO pais.

2- CONVERSE SEMPRE POSITIVAMENTE
Todas vezes que for conversar sobre o assunto de novo pais, lingua e escola. Fale com entusiasmo, e peça para outras pessoas fazerem o mesmo. Conversas negativas nessa hora so amedronta e pode "travar" a crianca com algo que ela nem tinha pensado. Ex.: "Nossa, voce ta nervoso com os novos coleguinhas falando em outra lingua?” “ caramba, você vai chegar numa escola que ninguém fala sua língua?” 

Que tal usar? “Eu estou tão feliz com sua nova escola, amigos e professores! Tenho certeza que você poderá ensinar seus amigos a falar algumas coisas em Português também.” 

3-  LEVE ALGUM OBJETIVO SIGNIFICATIVO PARA A CRIANÇA
Algumas pessoas fazem a verdadeira MUDANÇA, trazendo tudo do Brasil para o novo país. E outros trazem só o básico. O importante é, perguntar para a criança (não o que você acha que ele ou ela mais gosta), qual o brinquedo que eles querem trazer. Esse objeto pode ser importante nos primeiros dias de aula, se conectar com algo que é dela ajudará nesse processo de transição.

4 - DIVIRTAM-SE. 
Mudança, recomeços e várias decisões a serem tomadas, muitas vezes fazem com que “esqueçamos” das necessidades BÁSICAS de um serzinho (ou mais) que estão com a gente. Achamos que eles tem a obrigação de entender tudo o que acontece é cooperar conosco. E o que acontece muitas vezes e nos estressarmos ainda mais pelo “mal comportamento”, agitação, ou mesmo as bagunças que nada mais são uma forma da criança falar “EI, eu existo, e quero brincar”. 
Essa dica serve tanto para a preparação quanto para a chegada. Aquele famoso “tempo de qualidade” faz um diferencial ENORME, e tenho certeza que ajudará toda a família a ter mais tranquilidade para fazer tudo no tempo certo, se a criança gastou a energia necessária e se ela teve a interação dos pais nesse momento. Seja um parquinho, uma praia, um passeio no parque, jogar bola... o que mais o interessar (a criança no caso - afinal nela que estamos focando)

5 - INCLUA A CRIANÇA NAS DECISÕES
Obviamente isso não significa que tera peso nas decisões, mas mostrar tudo que está para acontecer e as opções deixam a criança mais confortável com o processo porvir. 
Mostrar a casa e o local que vão morar, ou visitar os locais com a criança. Mostrar a futura escola. Se for comprar móveis (mesmo que on-line) mostrar e pedir ajuda para a decoração do quarto do(a) pequeno(a). 

Curtiu as dicas? 
Está se mudando para outro país? Me conta.